Estresse no Trabalho: Devo procurar ajuda?

estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação. O prejuízo, entretanto acontece, quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação física e emocional.

O que causa o estresse?

O tipo de desgaste à que as pessoas estão submetidas permanentemente nos ambientes e as relações com o trabalho são fatores determinantes de doenças. Os agentes estressores psicossociais são tão potentes quanto os micro-organismos e a insalubridade no desencadeamento de doenças. Tanto o operário, como o executivo, podem apresentar alterações diante dos agentes estressores psicossociais.
O desgaste emocional a que pessoas são submetidas nas relações com o trabalho é fator muito significativos na determinação de transtornos relacionados ao estresse, como é o caso das depressões,ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas, etc. Em suma, a pessoa com esse tipo deestresse ocupacional não responde à demanda do trabalho e geralmente se encontra irritável edeprimida.

Estresse no trabalho: Como Identificar?

Os sintomas de estresse no trabalho são: falta de autoestima, irritabilidade, nervosismo, insônia e crise de ansiedade, entre outros.
No trabalho as pessoas podem se deparar com os seguintes agentes estressores: sobrecarga, falta de estímulos, ruídos, alterações do sono, falta de perspectivas, mudanças constantes, mudanças devidas à novas tecnologias, mudanças devidas ao mercado, mudanças auto impostas, ergonomia.

Estresse no trabalho: O que fazer?

É importante o reconhecimento da patologia e o tratamento com um Psicólogo em quem o profissional possa confiar. O tratamento com medicamentos deve ocorrer apenas em quadros mais intensos que apresentem depressão, alcoolismo ou transtornos de ansiedade.
button